Serviços

A Cheiro Verde Ambiental, empresa especializada na correta destinação de resíduos disponibiliza aos seu clientes, serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde e resíduos especiais. Utiliza dupla tecnologia para o tratamento dos diferentes tipos de Resíduos de Serviços de Saúde gerados pelos estabelecimentos de saúde humana, animal ou geradores que produzam algum tipo de material médico-hospitalar que possa colocar em risco a saúde humana e o meio ambiente.

Veja abaixo nossos serviços. Sempre inovando na GESTÃO DE RESÍDUOS.

Tratamento Autoclave

Tratamento Incineração

Coleta & Transporte

Logística Reversa Medicamentos

Lâmpadas, pilhas e baterias de celulares

Palestras & Consultorias

Tratamento Autoclave


O processo de autoclavagem é aplicado para redução da carga microbiana nos resíduos coletados e deve obedecer ao que consta na Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiental) 358/2005.

Os resíduos pertencentes aos grupos A e E são tratados (nas Unidades de Tratamento de Resíduos localizados nas cidades de Assis/SP e Bauru/SP) através do processo de autoclavagem. O processo se inicia com a fase de acondicionamento dos resíduos no interior da câmara de esterilização, sendo que após o fechamento da porta, pulsos de vácuo são aplicados nos resíduos para a retirada do ar existente dentro da câmara de esterilização, e, este ar retirado da câmara, é esterilizado através de filtro ultravioleta. Posteriormente ao ciclo de vácuo, o vapor saturado é injetado na câmara de esterilização, elevando a temperatura e pressão que podem atingir 150°C e três atmosferas respectivamente.

O processo termina com a secagem do material evitando que resíduos líquidos sejam lançados ao chão.

Os resíduos são triturados e em seguida despejados diretamente dentro de caminhões compactadores. Dessa forma, obtém-se uma redução entre 70% e 80% do volume inicial. Finalmente, os resíduos descaracterizados são encaminhados para o aterro sanitário classe II.

Tratamento Incineração


O sistema de tratamento térmico por incineração deve obedecer ao estabelecido na Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiental) 316/2002.

Os incineradores utilizados pela empresa possuem quatro câmaras de queima e três queimadores que utilizam GLP como matriz energética, possibilitando aos mesmos atingirem temperaturas até 1.000°C.

Para evitar que gazes nocivos à saúde humana sejam lançados na atmosfera, lavadores de gases e filtros são instalados nas chaminés, sendo que esse processo é controlado com equipamento de monitoramento contínuo de emissão de poluentes. O lodo proveniente do lavador de gases é novamente incinerado anulando qualquer carga tóxica. Cinzas provenientes da incineração são encaminhadas para aterros classe 1

Coleta Segura & Transporte


Nossos colaboradores são treinados a utilizar técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento, da biossegurança do trabalhador, da população e do meio ambiente, evitando assim acidentes e/ou contaminação do meio ambiente.

Utilizamos veículos novos, impermeabilizados, licenciados e vistoriados pelos órgãos governamentais competentes (INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que permite oferecer um transporte eficiente e de qualidade.

Logística Reversa Medicamentos


Recolhimento, transporte e tratamento de medicamentos vencidos ou em desuso, de acordo com todas as normas e legislações vigentes. .

Lâmpadas, pilhas e baterias de celulares


Descontaminação de lâmpadas em geral e destinação ambientalmente correta de pilhas e baterias de celulares.

Palestra & Consultoria


Possuímos uma estrutura educacional para orientar o gerador sobre a correta forma de segregação e manuseio dos resíduos de saúde, possibilitando uma diminuição do volume e dos riscos envolvidos.

Oferecemos também assistência documental aos clientes tais como CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) e PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), permitindo a certificação de todo processo que envolve os resíduos de saúde.